A educação e a formação ocupam uma posição importante na Estratégia de Lisboa para o desenvolvimento de carreiras e oportunidades de carreira. Como parte desta estratégia global, o Conselho estabeleceu objetivos comuns amplos para os sistemas de educação e formação da UE. Isto foi realizado através do Programa de Trabalho para Educação e Formação 2010 e o seu subsequente, o Quadro Estratégico para a Cooperação Europeia em Educação e Formação (ET 2020) adotado pelo Conselho em maio de 2009.
É de consenso geral que a nossa prosperidade futura depende especialmente do aumento de qualificações e conhecimento da população ativa. As alterações de curriculum introduzidas atualmente comprometem os empregadores a ajudar os jovens a desenvolverem as aptidões pessoais que lhes permitem prosperar na nova economia e alcançar mais através da exposição a estilos de aprendizagem diferentes e potencialmente mais motivadores. Num mundo que se encontra em rápida mudança, os professores deverão preparar os alunos para empregos que ainda não existem. Ao trabalhar juntamente com as empresas, os professores podem desta forma assegurar que os seus alunos receberão um conhecimento mais atualizado e mais entrosado no profissionalismo inerente ao mundo empresarial. As oportunidades de trabalhar com gestores e outros profissionais proporcionarão aos alunos uma maior perceção sobre as aptidões e competências necessárias no local de trabalho.
O projecto CVE pretende desenvolver um curso-piloto destinado a Professores e Formadores com o objectivo de aprofundar o conhecimento destes sobre o planeamento, implementação e avaliação de actividades de formação em várias áreas e contextos, contribuindo, desta forma, para a construção de uma verdadeira ponte entre as escolas secundárias e o mundo do trabalho.